
Полная версия
Eu amo o DNA e adoro o Quantum

Stavl Zosimov
Eu amo o DNA e adoro o Quantum
CAPITULO um
Nota: San San tem um metro e cinquenta de altura, com dreadlocks brancos grossos na cabeça e tênis coloridos. Um tênis é amarelo, o outro é azul, no corpo está vestido: Hoodies, pernas em Tekin, e um trachkot e uma mochila em um cabide na porta da frente.
Os alunos do 10º ano estão sentados. O quadro interativo tem o diretor da escola e uma jovem, San San (25),
DIRIGENTE
Olá, crianças, sentem-se.
Todos os alunos sentam-se ao mesmo tempo.
Diretor (continuação)
Apresento-vos a vossa nova professora e professora de anatomia, Alexandra Alexandrovna Bubliova. Gostaria de notar que Alexandra Alexandrovna, aos 25 anos, já é candidata a PhD em Ciências Biológicas. Ela ganhou os prémios Haykanen e Blavatnik para jovens cientistas. Por favor, ame e não se queixe. Bem, vocês conhecem-se e eu vou-me embora.
O director está a sair da sala de aula.
SAN SAN
Muito bem, vamos conhecer – nos, durante o processo de aprendizagem no quadro. Deixe-me dizer-lhe brevemente, para não quebrar a língua, você pode me chamar com segurança San San. É como os homens de San Sanych, e como eu sou uma mulher, então San Sany. Alguma pergunta? Antes da pergunta, diga o nome.
LENA
Lena Ivanov. Por que você tem sapatos diferentes?
SAN SAN
Para economizar o orçamento familiar.
Igor
Igor Serov. Como assim?
SAN SAN
Um está desgastado e tenho de deitar fora o outro?
Yegor
Egor Brynza. É casada?
SAN SAN
Qual é o teu interesse? Queres uma sugestão?
Yegor
Bem, não sei. É tão bonita.
SAN SAN
Não te importas que eu saiba Jiu-Jitsu? Cinto cor-de-rosa. Assim. Fazemos um acordo. Pode tratar-me como se tivesse a minha idade. Temos quase a mesma idade, mas não nos esquecemos de respeitar a subordinação. Mais alguma pergunta?
PARTE INFERIOR
Nizami Ali Nurmuhamedov. Que tipo de música você ouve?
SAN SAN
Bom. Prefiro cantigas pigmeus. Seu instrumento preferido é a balalaica. Seu prato favorito é mexilhões com banha cozida em molho de alho.
Lucia
Está a brincar? Sou A Lucika Blinova.
San San RI e senta-se à sua mesa. Levanta os joelhos até o queixo e os calcanhares batem na borda da cadeira. O queixo coloca nos joelhos e envolve os tornozelos com as mãos.
SAN SAN
Assim. Eu tenho meu próprio grupo na rede (publicidade social. rede). Chama-se"eu amo o DNA". Podem entrar. Está fechada. Eu também sugiro que você visite o recém-inaugurado círculo de microbiologia para o estudo da natureza do DNA, que será realizado todos os sábados neste escritório. O nome do grupo é "Eu amo o DNA". Neste sábado, a participação é obrigatória para todos. Mais à vontade. Mais alguma pergunta? Não. Vamos começar a lição.
Toca a campainha do fim da aula. Estão todos a rir.
SAN SAN
Tem sorte. Até sábado, então.
O despertador toca. A San San está a dormir no sofá. Um pouco de tempo passa e ela, pulando do Sofá, imediatamente cai. Tenta levantar-se e cai de novo.
SAN SAN
Os músculos da perna atrofiaram. Um espasmo ou uma cãibra? Deve ter ficado deitada.
Olha para o relógio.
San San (continuação)
Ufa. É hora de começar o círculo. Panqueca. Merda de perna. Faltam quinze minutos para a escola.
San san está a tentar levantar-se.
San San (continuação)
Parece que o pé se recusa a ir para a escola. Perna, pára de tourear.
Esmaga-a, belisca-a, espeta-a com um palito.
SAN SAN
Acho que está.
San Sanna levanta-se e a coxa entra na banheira. Sai do banho normalmente e rapidamente. Senta-se numa mesa de Maquilhagem, pega num kit de Maquilhagem facial e pinta os cílios. Ela está a ficar sem tinta.
SAN SAN
Bem, aqui estamos nós. Tenho de ir com um olho pintado. Deixa-os pensar que sou hippie.
Sai do apartamento com um olho pintado, fecha a porta e vai para o elevador. Abre-se logo.
SAN SAN
Pelo menos teve sorte.
San San entra no elevador. As portas do elevador estão a fechar.
***
San San corre para a escola e olha para o relógio.
SAN SAN
Ena? São quase dez.
A correr para dentro. Ela caminha rapidamente pelo corredor e vê toda a sua classe se divertindo em uma sala de biologia fechada.
Yegor
(sarcasticamente)
Está Atrasado, San Sana.
SAN SAN
A sério?!
San Sanaa abre a porta e diz-lhes com olhos selvagens.
San San (continuação)
Tudo acordou, mas a perna não. Reparaste nos olhos? O Peter está na moda.
Os alunos olham para ela com um sorriso de surpresa, balançam a cabeça e olham para ela.
LENA
Um olho pintado?
Lucia
E ténis diferentes.
Igor
Dreadlocks. Eu gosto. Pensei que iam arranjar uma avó.
Todos entram no escritório e sentam-se.
SAN SAN
Estás contente?
Igor
Ah. És engraçada. Você precisa transmitir pela internet. Apanhem os Loys de uma só vez.
SAN SAN
Vou ter em conta. Tirem os cadernos e as canetas.
PARTE INFERIOR
Para que é isso?
Yegor
Temos um círculo, certo?
SAN SAN
Vou mostrar-vos a experiência e vocês vão mostrá-la à vossa família em casa. É melhor do que fumar erva e beber cerveja.
San Sana do armário tira os materiais e equipamentos necessários para o experimento: um pequeno copo limpo, sal de mesa (1 colher de chá), amostra (saliva), suco de abacaxi, álcool frio, detergente para lavar louça, um canudo para beber, eles soam e colocam na mesa.
San San (continuação)
Precisamos: um pequeno copo limpo, sal de mesa (1 colher de chá), amostra (saliva), suco de abacaxi, álcool frio, detergente para lavar louça, um canudo para beber. Gravaram?
PARTE INFERIOR
Sim. E agora?
SAN SAN
Não apresse o amor, Nizami. Paciência e somente paciência. Vou já para aí, mostra a extração de ácido desoxirribonucleico ou molécula de DNA usando utensílios de cozinha comuns. A experiência será realizada com a ajuda de minha saliva e o suco de abacaxi de ontem disponível.
San Sanaan expectora demonstrativamente e cospe muita saliva em um pequeno copo. Toda a gente se arrepia. Adiciona algumas gotas de detergente. Em seguida, adicione uma colher completa de suco de abacaxi ao copo. Em seguida, adicione uma pitada de sal de mesa. Mistura bem. Depois de colocar o tubo em uma garrafa de álcool, fecha a extremidade superior do tubo, retira-o e insere-o em um copo. Solta a extremidade superior e puxa-a de novo. Põe a palhinha na mesa.
SAN SAN
Escrever. Adicione saliva ao copo. Algumas gotas de detergente. Em seguida, adicione uma colher completa de suco de abacaxi para se livrar de todas as proteínas celulares. Em seguida, adicione uma pitada de sal de mesa. Misture bem. Em seguida, adicione o álcool e deixe-o resolver sobre a mistura.
San Sanaa continua e eleva o copo ao nível de seus olhos.
San San (continuação)
Você pode fazer isso com um canudo bebendo, usando-o como uma pipeta para evitar derramar muito álcool. Depois de algum tempo, você terá um material esbranquiçado semelhante ao muco. É o ADN. O material resultante pode ser visto através de um microscópio.
San San pega um pedaço de lodo com uma pá de sorvete e o coloca no visor do microscópio. Coloca-o na mesa e olha para a ocular. Ajusta o contraste com a roda da torre.
SAN SAN
Classe. Vão ver a transmissão.
Os alunos se levantam da mesa, vão até a mesa e se reúnem em torno do microscópio, se revezam para olhar e se surpreender. Podem ver as moléculas de ADN. Retroceder. O último olha e vai para o seu lugar.
SAN SAN
Interessante?
Todos sorriem e acenam com a cabeça.
Igor
É divertido.
SAN SAN
Vai ser ainda mais interessante se você quiser visitar este círculo. Vamos fazer uma pausa.
San Sana limpa objetos da mesa para o armário e percebe uma atividade suspeita na sala de aula. Todos os caras satisfeitos e felizes se levantam e vão para a mesa traseira perto dos armários e formam uma multidão. Voltam um de cada vez, contentes, com Snickers e uma lata de coca – cola. San San vai descobrir o que se passa. E vê dois alunos a vender chocolates e latas de coca-cola.
SAN SAN
(com surpresa)
Que tipo de Loja de sofá é esta?
Izia
A loja está atrás da mesa. Start-up.
Abram
Qual é o problema? Na máquina no primeiro andar, tudo custa 10 rublos mais caro do que o nosso. E nós compramos uma caixa de chocolates no mercado atacadista com um pacote de refrigerante. E mais barato.
Izia
Para nós é bom e para os outros é bom.
IZYA E ABRAM
Quer que lhe façamos parte?
San Sanaa murmura e vai silenciosamente para sua mesa. Remove o que restou do primeiro experimento. Os alunos sentam-se e comem.
San San (continuação)
Já comeram? Então vamos continuar. Os interessados podem sair da sessão.
Igor
Não é nada.
Yegor
É divertido.
LENA
Continuar.
SAN SAN
O próximo experimento será o "cultivo de bactérias". Microorganismos, incluindo bactérias e leveduras, são os patógenos mais comuns presentes em todos os lugares perto de nós. A preparação de meios de cultura para eles pode ser facilmente realizada em casa. Veja o que eu trago e anote.
San San tira do armário placas de Petri caseiras, outros materiais e ferramentas: gelatina, Cubo de caldo de carne, açúcar (2 colheres de chá), 1 xícara de água fervida, luvas, Copo, pequena tampa. Põe na mesa.
San San (continuação)
Adicione todos os ingredientes à tigela. Misture bem até que tudo se dissolva. Agora transfira a solução para qualquer utensílio pequeno, cubra-o com uma tampa para evitar contaminação externa. Coloque os pratos com a solução na geladeira por uma noite. Use uma almofada de algodão para tirar uma amostra da solução. Aplique um esfregaço em uma placa de Petri, feche-a e deixe crescer por alguns dias. As colônias brancas serão visíveis ao microscópio. Então, traga os resultados para a próxima eletiva. É tudo por hoje. Para quem se interessar, aguardo no próximo sábado. A tarefa de casa é cultivar microorganismos.
PARTE INFERIOR
E O ADN?
SAN SAN
Se quiser. Se quiser ver o seu ADN, prepare-o na sexta-feira e coloque-o no frigorífico.
Os alunos dispersam-se. San San fecha a porta e sai.
San San acorda e olha para o relógio. O ponteiro dos segundos está parado. O relógio não está a correr. San Sana pega neles e os Sacode.
SAN SAN
Vale a pena? A bateria acabou.
As setas grandes mostram as oito e meia.
San San (continuação)
Ena. São 3: 30. De manhã ou à noite?
Ela olha pela janela, está claro lá fora.
San San (continuação)
É melhor prevenir do que remediar.
San Sanna salta da cama e corre para a banheira. Veste-se como um soldado logo na saída e coloca sua mochila nas costas. Sai apressadamente do apartamento e vai para o elevador. O elevador não funciona. Ela está a dar uns pontapés na porta do elevador com a meia do ténis.
San San (continuação)
Bandura de cabra.
San san está correndo pelas escadas. A correr para a rua.
Ele corre para a escola e vê que o pátio da escola está vazio.
San San (continuação)
Panqueca. Estás atrasada?
Pega na maçaneta e tenta abrir a porta da frente. Abre o guarda Sidoritch.
SIDORYCH
Olá, Alexandra. É noite e não há ninguém na escola.
SAN SAN
Sim? E isto?! Vim buscar os cadernos para verificar.
SIDORYCH
Por favor. Passar. Ainda não coloquei o alarme.
O guarda a deixa entrar. San San Sai da escola com um pacote de cadernos.
No caminho, San San entra na loja, compra mantimentos. Conhece uma amiga, Masha.
ACENAR
Oh?! Sasha?
SAN SAN
(regozijar-se)
Mashka! O que fazes aqui?
ACENAR
Só de passagem. Vou casar-me.
SAN SAN
A sério?! Com quem?
ACENAR
Não o conheces. Ele não é um dos nossos.
SAN SAN
E o Vitalka?
ACENAR
É Vitalka. Foi para Marte.
SAN SAN
Então, estás feliz?
ACENAR
Desconhecer. Mas não há problemas com dinheiro. Chegaram recentemente da Turquia.
SAN SAN
Compreensivelmente. Apanhei o Pinóquio.
ACENAR
Mais ou menos. E tu? Inventaste tudo? Acho que já sou médica.
SAN SAN
Como assim?
ACENAR
Que tal. Eras candidata, não eras?!
SAN SAN
Ah! É disso que estás a falar. Ainda não. Em desenvolvimento. Não há tempo suficiente.
Um tipo aproxima-se com a mercadoria e coloca-a no carrinho de compras.
ACENAR
Eis. Conhecer. Esta é a Sasha e este é o meu marido Olaf.
SAN SAN
Prazer em conhecê-lo.
Olaf
O prazer é todo meu. Então, Mary, vamos? Vamos chegar atrasados ao aeroporto.
SAN SAN
Vais-te embora outra vez?
ACENAR
Ah. Pequim.
Masha e Olaf vão para a casam.
Masha (continuação)
Sasha. Tens o mesmo número? Eu ligo-te. Vemo-nos um dia destes. Vamos beber.
San Sanaa sorri e acena com a cabeça. Vai para as prateleiras e continua a escolher o produto para comprar.
CAPITULO dois
Em casa, na cozinha, coloca Sacos de comida na geladeira. O quarto inclui música relaxante e muda de roupa. Vai à banheira e toma um duche. A secar dreadlocks com um secador de cabelo. Sai da banheira e vai para a cozinha. Toma o chá e vai para o quarto.
Senta-se na cadeira de baloiço. Bebe chá, balança e descansa um pouco. Termina o chá e levanta-se abruptamente da cadeira.
SAN SAN
Já chega. É hora e os cadernos trazidos verificar.
San Sana leva a caneca para a cozinha.
San San (continuação)
Onde estão eles?
San San vai para o quarto e olha em volta. Vai até ao armário e olha para ele.
San San (continuação)
Aqui não. Talvez na mesa de cabeceira?
Vai até à mesa de cabeceira e olha para ela.
San San (continuação)
Nem aqui. Onde estão eles? No camarim.
San San vai até a mesa dos camarins e abre as prateleiras.
San San (continuação)
Nem aqui.
San Sana senta-se na cadeira do camarim e olha novamente pela sala.
San San (continuação)
Onde é que eles foram parar?
Olha debaixo do Sofá. Depois, levanta o assento e vasculha a roupa de cama.
San San (continuação)
Nem aqui. Talvez o tenha deixado no cesto.
San Sanna se veste apressadamente e sai correndo do apartamento.
Entra na loja e olha para os cestos. O caixa olha para ela e conta com o comprador.
BILHETEIRO
Está à procura de alguma coisa?
SAN SAN
Sim. Deixei um pacote de cadernos?
BILHETEIRO
Não é nada. Eu teria reparado. Talvez o carregador tenha visto. Ivan. Construíste carrinhos. Viste alguma coisa?
Carregador (nos bastidores)
Não.
O caixa encolhe os ombros. Vira-se para o comprador.
BILHETEIRO
São mil e cinquenta rublos.
A San San está a sair da loja.
San San (nos bastidores)
Talvez eu tenha enlouquecido e só quisesse levá-los para casa, mas deixei-os na escola. Ir para a escola? Já é tarde. O segurança deve ter posto o prédio todo no alarme. Vou verificar amanhã na escola. Vou sair mais cedo. Sim. É preciso comprar baterias para o relógio.
San San entra novamente na loja.
Apartamento. Noite. San Sanna dorme muito mal, vira-se. À noite, alguém a estrangula. Ela salta no meio da noite e senta-se aterrorizada em um apartamento vazio.
San San (continuação)
Onde estão eles? Na escola.
Sentado adormece.
No dia seguinte, San San vai para a escola mais cedo do que o habitual. No escritório verifica todos os armários e prateleiras.
SAN SAN
Não estão aqui. Talvez na sala dos professores?
San San Sai da sala de aula e vai para a sala de professores. Entra e começa a procurar.
Diretor
Perdeu alguma coisa?
SAN SAN
Cadernos dos alunos. Ninguém viu os cadernos.
PROFESSOR DE QUÍMICA
Não é nada.
PROFESSOR DE MATEMÁTICA
Será que você os esqueceu em casa?
SAN SAN
Não. Procurei em casa. Teremos que adiar o trabalho sobre os erros com os alunos da turma, cujos Cadernos desapareceram misteriosamente.
PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Que Classe?
SAN SAN
Meu.
Diretor
Acho que os alunos roubaram os cadernos.
SAN SAN
Porque diz isso?
Diretor
Bem, não se prepararam para o teste e escreveram mal.
PROFESSOR DE QUÍMICA
Já passei por isto antes. Que o teste seja reescrito.
SAN SAN
Vou fazê-lo.
A San San está a sair da sala dos professores.
Apartamento Do Igor. Na cozinha, Igor, sua mãe, avó, irmã Lisa e pai sentam-se à mesa e jantam. Na mesa estão os produtos e um litro de tomate e uma garrafa de ketchup.
PAI
Lisa. Passa-me o ketchup.
Lisa
(indignar)
O que é que eu fiz? Que venha o Igor.
PAI
(rigorosamente)
Cala-te. Pequenote.
Lisa pega a garrafa e joga na mesa em direção ao Pai. O pai pega e põe no prato.
MÃE
(rigorosamente)
Lisa. Acalma-te. A quem contaste?
AVÓ
(sorrir)
Isto é delicioso. Tens mãos de Ouro, Igor. Nem todas as raparigas conseguem fazer isto.
Igor
(tímido)
Vá lá.
MÃE
Onde arranjaste a receita?
Igor
Na internet.
PAI
Esposa. Vais meter a mão na lata e arranjar-me este tomate?
A mãe de Igor tira um tomate sem problemas.
MÃE
Não cabe em ti?
PAI
Claro que vai, porque a minha mão vai sujar-se.
(Igor)
Como foi a tua escola?
Igor
Normalmente. Mas eu gosto mais do círculo "eu amo o DNA".
PAI
Que tipo de círculo? Diz-me uma coisa.
Igor
Círculo de Microbiologia. A nossa turma está a liderar.
Lisa
Aquela com dreadlocks africanos, ténis diferentes e PhD?
Igor
Isso mesmo. Uma mulher maravilhosa, inteligente e divertida. A sério, com as mãos.
PAI
Como assim?
Igor
Ela atrasou-se uma hora para a primeira aula e veio com um olho pintado.
PAI
A sério?
Igor
Diz que é a moda do Peter. Ela acha que não percebemos que ela está a atirar-se a nós.
MÃE
Ela não é casada?
Igor
Não. Está cheia de voo. Os cadernos semearam os nossos Com o trabalho de laboratório e dizem que fomos nós que os roubámos.
Lisa
Roubou isto?
Igor
Não, Não é. Eu, pessoalmente, não o fiz. Não faz sentido.
PAI
E depois?
Igor
Tive que escrever novamente. Alguns copiaram das folhas de berço e depois jogaram fora suas folhas de berço. Isto é um bocado complicado.
AVÓ
Espero que tenha escrito da cabeça.
Igor
Sim. Quer que lhe mostre uma das experiências que ela nos mostrou na faculdade?
PAI
Não vai explodir nada?
Igor
Não. Bem, eu cozinhei no meu quarto. Por isso, por favor.
MÃE
Vamos almoçar primeiro.
No quarto de Igor no sofá está toda a sua família. Igor está na mesa. Na mesa estão os materiais: flores brancas, tinta, um copo e água.
Igor
O experimento é chamado de "mudança de cor das cores". Tenho na minha mesa os materiais necessários: flores, de preferência com pétalas brancas ou claras, tinta, um copo e água.
Igor coloca água no copo e depois coloca tinta escura. Agita o conteúdo no copo. Coloca a flor com o caule em um copo com água e tinta escura. Depois de um tempo, todos vêem que as pétalas adquirem lentamente veias coloridas da mesma cor.
Igor (continuação)
(solenemente)
Voilà!
PAI
(estranhar)
Como assim?
AVÓ
(regozijar-se)
Surpreendente e incompreensível.
Todos, menos a Lisa, batem palmas.
MÃE
(admirar)
És Só o Kyo. Ilusionista! Bravo! Filho.
Lisa
(franzir-se)
Parece-me uma treta.
MÃE
(rigorosamente)
Lisa.
Igor
As plantas têm um sistema de tecido de abastecimento de água. Chama-se xilema.
PAI
Tenho de me lembrar. Escreve a Lizka.
Lisa
Nem pensar.
Lisa se levanta e vai para a saída da sala.
Lisa (continuação)
Escreve tu.
MÃE
Lisa. Senta-te.
Todos param de aplaudir. Lisa pára, vira-se como um soldado e marcha em direção ao sofá. Volta – se e cai de costas para o sofá.
Mãe (continuação)
Pára de te portar mal.
Igor
E assim. O xilema distribui água e alguns nutrientes por todas as partes da planta. Usando água colorida, vemos este sistema em ação. Tudo?!
Os pais o aplaudem com alegria.
PAI
Vá lá, filho. Vais ser grande. E se você colocar vodka em vez de água?
MÃE
As flores vão dançar.
A mãe levanta-se e sai da sala.
CAPITULO três
Em um posto de segurança com monitores de vigilância na entrada, o guarda Sidorych senta e olha para as telas. Abrão e Isa se aproximam dele.
SIDORYCH
(ameaçadoramente)
O que queres?
Izia
(bajulação)
Saudação. Estão a ver um filme? Tenho um caso.
SIDORYCH
A Procuradoria tem assuntos a tratar. O que queres?
Abram
Há câmaras em todas as salas de aula?
SIDORYCH
(com suspeita)
Qual é o teu interesse?
Izia
Por nada. Vidos preciso de um.
SIDORYCH
Não podemos falar sobre pontos de localização.
Izia
Não é isso.
Abram
Vamos pagar. 500 rublos.
SIDORYCH
Pelo quê?
Izia
E você faz o download do vídeo.
SIDORYCH
Se descobrirem, vou ser despedido.
Izia
Ninguém vai saber.
Abram
700 rublos.
SIDORYCH
Ou podem plantar.
Izia
Bem. 1000 rublos.
SIDORYCH
Três.
IZYA E ABRAM
Sidoritch. Isto é um assalto.
SIDORYCH
Assim. Libertem o vosso posto. Fechem a vista.
Izya e Abram se olham.
SIDORYCH
Bem. 3000.
Abram e Izya tiram dinheiro dos bolsos e contam.
Abram
Eis. 2800. Já não.
O guarda leva o dinheiro e a pen. Ele coloca o dinheiro no bolso frontal da túnica e coloca a unidade flash no soquete da unidade do sistema.
SIDORYCH
O que vamos fazer?
IZYA E ABRAM
Sábado. 9 da manhã. Aula de biologia. Câmera de parede traseira que olha para a placa.
Abram
E a mesa do professor em grande plano.
O guarda olha para o monitor e rola.
SIDORYCH
Encontrei. É onde a africana cospe num copo?
Izia
EXACTO.
Izia
Até onde?
Abram
Até ao intervalo.
SIDORYCH
Feito.
O guarda-costas Sidoritch está a entregar uma pen aos alunos.
SIDORITCH (continuação)
Diga a quem? Vou dobrar o chifre de carneiro.
Izia
Não é nada. Ofender. Old.
SIDORYCH
Achas que sou um dinossauro? Achas que não sei se vais pôr o vídeo no UpUp ou no Peak-Pok?
Abram
Ah. Yupup.
Izia
E no pic-pic. No rádio.
SIDORYCH
Vamos sair daqui depressa.
Abram
Obrigado, avô.